carregando...


Taboão da Serra, 20 de Maio de 2022

Vai-Vem começa operação nesta terça-feira, 10/05

Transportes e Mobilidade Urbana

Atualizado em: 09/05/2022 21:05

Linha funcionará de segunda a domingo, das 04h40 às 00h00, com transporte sem custo adicional aos usuários da Linha 4-Amarela do Metrô

 

Os ônibus da linha Vai-Vem, que interligarão o município de Taboão da Serra à estação Vila Sônia do metrô (Linha 4-Amarela) de forma gratuita, começarão a operar nesta terça-feira, 10/05. O início das atividades acompanharão o começo da operação em horário comercial da estação Vila Sônia, inaugurada em dezembro do ano passado, mas que até então funcionava com horário parcial. Os veículos do Vai-Vem partirão da Rua João Santucci, no Largo do Taboão, e farão o trajeto até a estação Vila Sônia, de segunda a domingo, inclusive feriados, das 04h40 às 00h00. 

O anúncio do início da operação do Vai-Vem foi feito na Escola Técnica Estadual (ETEC) de Taboão da Serra, nesta segunda-feira, 09/05.
 

Além do início do operação do sistema Vai-Vem de ônibus, o Governo Estadual liberou os estudos de confecção do projeto básico para extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra. O trecho terá 3,3km de extensão, contará com duas novas estações - Dumont Villares (antiga Chácara do Jockey) e Taboão da Serra, e será realizado em três etapas.

A primeira etapa, que levará cerca de seis meses,  prevê a realização do Projeto Funcional, Estudo de Demanda e Laudo para desapropriações. Na segunda etapa, com duração de 12 meses, será contratado e elaborado o Projeto Básico, liberação de áreas e estimativas do valor dos investimentos. Já na terceira e última etapa, com previsão de 48 meses, será feita a Formalização do Aditivo, licitação para obras civis, sistema e material rodante, execução do Projeto Executivo e de Obras Civis, implantação de sistema e material rodante, comissionamento e testes operacionais até chegar a operação comercial plena.